Discípula e Mestra em Cairo – Parte II

Programas e propósitos semelhantes aqueles vigentes na Itália

Mons. Guasco –1855

… ensinai na doutrina cristã e nos trabalhos de casa

Jornal de Roma – set. 1859

…educar na doutrina cristã, na leitura e escrita… história aritmética… em toda as artes domésticas

Locandina – ot. 1859s

…escola para crianças italianas e estrangeiras… Instruir nas cartas, em todos trabalhos manuais, formar uma jovem educada

Linhas de integração cultural

  • abertura a tudo
  • abertura ao mundo laico
  • ensinamento de três línguas: árabe, frances e, italiano

Linhas de integração cultural

A obra educativa de Madre Catarina e das irmãs conhece e experimenta sérias dificuldades…

mas a sabedoria que guia e sustenta tudo é uma certeza:

Sei que é obra de Deus

Centralidade do amor

O AMOR aceito e experimentado como lugar e fonte de vida (Ferentino), como encontro íntimo e profundo com o TU de Deus, vem ao encontro com o AMOR meu CRUCIFICADO por mim…

É neste mistério que a verdadeira chave de leitura de toda sua atividade; da qual promana a luz que ilumina o seu contínuo “fazer”, dando sentido e significado; é aqui a razão profunda das várias expressões educativas e motivo que a leva a consentir os pedidos de sempre novos espaços educativos.

Senso do "fazer"

O verdadeiro senso do “fazer” se explica e se compreende através de suas mesmas palavras. Escreve …devemos ir e abrir uma classe em um lugarejo onde tem muitos católicos nos quais as crianças crescem sem saber fazer o sinal da cruz, sem contar as crianças dos outros ritos…

  • Um “fazer” interior
  • o “fazer” de quem acolheu o Reino de Deus e procura deixá-lo sempre presente.
  • o “fazer” ditado pelo desejo de conduzir ao Senhor aquelas almas frágeis e delicadas (abandonadas) que Ele veio para salvar e por elas derramar o seu preciosíssimo sangue…
  • um “fazer” iluminado e animado pela Luz do Amor Crucificado para cada criatura…
  • um “fazer”, portanto, que não se identifica nem degenera em ativismo….

Em tudo isto permanece e se apresenta na fisionomia da verdadeira discípula. Não há sede de protagonismo, não procura auto realização; procura somente o bem dos outros.

É, sim, a mulher do “fazer” que não se preocupa de algum modo de escrever um projeto educativo, mas imprime-o com a sua vida.

Se nos colocarmos pela perspectiva humana, no “fazer” da Madre, encontramos os traços de uma mulher segura e determinada, mas não presunçosa de si; com sabedoria do inefável dom de Deus e da necessidade da ajuda humana, por isso, humilde, disponível, paciente.

O "seu" projeto educativo

Carta inedita - 8 marzo 1863
1. Valores fundamentais e critérios inspiradores

….é necessário as jovens receberem uma boa educação… ….conduzir as nossas alunas a serem filhas e mães cristãs ….formar … ao respeito, à modéstia e à civilidade, sem das quais não há felicidade na família…

2. Comunidade educativa

….nenhum sacrifício nos é pesado para conduzir as nossas alunas… ….desenvolvendo todas as faculdades inteletuais das nossas alunas… ….se aplicam em formar os seus corações… ….habituar-se ao…. ….as professoras estão constantemente com as alunas…. ….trabalhamos noite e dia… ….Temos três escolas que contam com 70 orfãs e 100 alunas de todas as religiões, que são admitidas gratuitamente.

3. Objetivos – método - estilos

….conduzir as nossas alunas a serem filhas e mães cristãs ….formar seus corações ao respeito, a modéstia e a civilidade, sem as quais não há felicidade na família. ….exercem uma vigilância ativa, benévola, mas firme e inspirada no senso do dever… ….procuram sobretudo, conhecer o caráter das filhas e ganhar a confiança delas, com a doçura, a persuasão de que tudo é feito pelo seu bem…  …O ensino é completamente gratuito… ….nós somos muito pobres!

Programa de instrução

….ensinamento da religião Cristã, base de uma séria educação; o catecismo, a história sagrada, a gramática, a geografia, aritmética, a história natural , a cosmografia.. O ensino literário das línguas arabe, francese, italiana Trabalhos de costura, todas espécies de remendos, passar roupas , ecc. bordados de todas as espécies, em lã, seda, e prata; flores e ornamentos de todas as qualidades.

Limites do programa

Prosseguindo em relação ao programa no texto se constata: Este quadro pode parecer incompleto, comparando aqueles que fazem outras missões nos vários lugares do império otomano. Mas é preciso considerar as reais dificuldades que temos encontrado para tornar aceito este programa pela população.

Efeitos

Seria difícil relatar todo bem que fazem aqui as escolas...

Carta 535

…são necessárias mestras competentes, e também de boa vocação, e prudentes porque tendo na mesma classe meninas de diversas Religiões,... é preciso prudência e habilidades nas palavras…

….Temos a consolação que alguma cismática se torne católica…

As irmãs… no instruir e iluminar estas meninas anunciam no adentrar nas famílias e entre as paredes domésticas o germe da graça.

… é numeroso concurso de jovens de toda nação que são instruídas de modo mais perfeito e plena satisfação dos pais…

Testemunhos

…as irmãs deste instituto… como das escolas, de outras ações piedosas e caritativas para as crianças, orfãs e moretes,… se tornaram interessantíssimas a esta popolação, da qual por outro usufruem a mais ampla e afetuosa estima.

Conclusão

é um início: O início traçado da Madre M. Catarina e sistematicamente reproposto a nós pelo Projeto Educativo.